Capital do Turismo
A Capital do Turismo das Furnas, localiza-se no Concelho da Povoação, Ilha de São Miguel, Arquipélago dos Açores. As Furnas têm uma área total de 70,20 km², em 2011 a sua população era de 1439 habitantes.
As principais atividades económicas da freguesia são a agricultura e o turismo. A restauração é uma das principais contribuições para o equilíbrio económico da freguesia.
Os pontos mais atrativos das Furnas são: A Lagoa das Furnas, a Poça da Dona Beija, as Caldeiras, o Parque Terra Nostra, o Miradouro do Pico do Ferro, o Campo de Golfe das Furnas, entre outros.
O clima das Furnas é quente e húmido, com frequente nebulosidade e pequena amplitude térmica anual.
As Furnas contêm 22 qualidades de águas mineromedicinais já classificadas, o que constitui a maior hidrópole do mundo.
A gastronomia das Furnas é conhecida por todo o país. Desde o seu Cozido na Caldeira, ao arroz doce na Caldeira, ao inhame, aos bolos lêvedos. Podem-se cozinhar variados alimentos nas Caldeiras das Furnas. O povo furnense tem por costume cozer na caldeira bacalhau, feijoada, arroz doce e o tradicional cozido.
O inhame é um legume muito utilizado nas Furnas, tanto no cozido como acompanhamento em outros pratos como por exemplo, torresmos.
Os bolos lêvedos são um doce tradicional das Furnas, dita a história que estes eram a base da alimentação dos primeiros habitantes da ilha. Os bolos lêvedos são feitos em base de farinha de trigo, açúcar, manteiga, fermento e leite. Atualmente existem várias formas de comer um bolo lêvedo. Misto, com doce, ou mesmo só com manteiga, e claro, há quem os coma ao natural.